Not so fast...!


Desafiada pela Isabel do blog "Love with knives", saí da minha zona de conforto em busca do pão de hamburguer perfeito. O desafio consiste em testarmos vários tipos de pão e no final iremos publicar um post em conjunto e simultâneo com um resumo das nossas experiências.

Assim que a Isabel me falou desta ideia fiquei super animada, mas logo de seguida desci à terra e percebi que esta seria uma tarefa ingrata quando estamos perante uma "guru" da cozinha saudável. No entanto, tive de relembrar a mim própria que este blog é um prolongamento daquilo que eu sou: uma curiosa na cozinha, que gosta de fazer experiências e testar novas receitas, com algumas preocupações com a saúde mas sem radicalismos de alimentação saudável. Prefiro antes a saudável liberdade de testar tudo aquilo que me apetecer.

Mas voltando ao pão... Sem medos, de receita em punho e limitando-me aos ingredientes que tinha em casa, segui para a minha aventura!
Esta primeira tentativa de fazer pão de hamburguer caseiro baseou-se numa receita que a Isabel me enviou e que eu tentei adaptar à Bimby. Depois de voltas e mais voltas tentando descobrir a melhor forma de adaptar - sobretudo quantidades e tempos - decidi abandonar as indecisões e pôr as mãos na massa (ou melhor, a massa na Bimby). Restou-me rezar para que tudo corresse bem... Mas quando fazemos algo pela primeira vez, não há como ter certezas.


PÃO DE HAMBURGUER
(Rende 10 pães)


Ingredientes:
- 8g fermento de padeiro seco (ou cerca de 2 c. chá)
- 200g água 
- 100g leite
- 20g azeite
- 15g mel
- 1 ovo grande
- 1 c. chá de sal
- 150g farinha de trigo integral
- 350g farinha T65
- 1 clara de ovo
- Sementes de sésamo

Preparação:
1. Coloque no copo a água, o fermento, o mel e o azeite e aqueça 2 min/ 37º/ vel. 1
2. Adicione o leite, o ovo e o sal e misture 10 seg/ vel. 3
3. Junte as farinhas e amasse 2 min/ vel. espiga. Se necessário, coloque mais um pouco de farinha e amasse mais uns segundos vel. espiga.
4. Retire a massa para uma superfície enfarinhada e certifique-se que a massa apresenta uma consistência suave e elástica. Em seguida coloque a massa numa taça untada, rodando a massa para envolver toda a superfície na gordura. Tape com película aderente e deixe levedar cerca de 1 hora ou até dobrar de volume.

Massa antes de levedar


Massa depois de levedar

5. Decorrido esse tempo, retirar o ar pressionando a massa para baixo e divida em 10 partes iguais, moldando-as em forma de bola. Colocar espaçadamente num tabuleiro forrado com papel vegetal. Tapar com película aderente e deixar levedar mais 20 minutos ou até ganharem mais volume.
6. Remover a película aderente e achatar ligeiramente cada um dos pães. Tapar novamente com a película aderente e deixar levedar mais 30 minutos ou até dobrarem de tamanho.
Pré-aqueça o forno a 180º e coloque um recipiente com água no seu interior.
7. Pincelar com a clara de ovo ligeiramente batida e polvilhar com sementes de sésamo.


8. Levar ao forno cerca de 18-20 minutos ou até ficarem dourados. No final do tempo, retire e deixe arrefecer sobre uma grelha.


Estes pães podem ser guardados num recipiente hermético à temperatura ambiente cerca de 3 dias ou congelados até 1 mês.

NOTAS DA FORMIGA:
- Tenha sempre em atenção que a massa deverá levedar num local morno e sem correntes de ar, como por exemplo, dentro do forno desligado.

Comentários

Mensagens populares