Importância das frutas, legumes e verduras da época
A fruta e os legumes são essenciais para uma alimentação saudável e equilibrada, por isso mesmo deveríamos consumir no mínimo 400g por dia (o equivalente a 5 porções).
Todas as frutas e legumes têm uma época própria e, muito embora seja possível consumi-las noutras alturas do ano, certo é que ao escolher os produtos da estação estará a aproveitar todo o seu sabor e uma melhor relação qualidade/preço.
Para além disso, a mãe natureza não deixa nada ao acaso: a época de cada alimento está também associada às necessidades do nosso organismo. Na Primavera e no Verão aparecem frutas com maior teor em água para ajudar na hidratação; no Outono é a época dos frutos mais energéticos (como é o caso da castanha e da noz) que ajudam o organismo a preparar-se para o frio; já no Inverno surgem frutas e legumes ricos em vitamina C, como é o caso dos citrinos, para combater gripes e constipações.
Por vezes, também eu tenho algumas dúvidas relativamente à época de cada alimento, por isso mesmo fiz duas tabelas que poderão imprimir para vosso auxílio: uma relativa a frutas e outra sobre produtos hortícolas. Até porque o sucesso das nossas receitas depende muito da qualidade dos produtos que usamos.
A título de exemplo, soube recentemente que a Padaria Portuguesa deixou de fazer sopa com abóbora no Verão porque esta azedava muito depressa.
Mas consumir produtos fora da época tem outros inconvenientes:
-
Os alimentos crescidos em estufa não são tão ricos em vitaminas e
nutrientes como os da estação, contendo um maior número de substâncias
nocivas à saúde como pesticidas e fungicidas;
- Apresentam uma maior acidez e, consequentemente, sabores mais amargos;
- Frutas importadas passam muito tempo em transportes, o que diminui a sua riqueza nutricional.
Em suma, aqui ficam as principais vantagens de consumir os produtos da estação:
- melhor relação qualidade/preço;
- elevada qualidade nutricional;
- o sabor dos alimentos está no seu expoente máximo;
- fornecem-nos os nutrientes que devemos consumir de acordo com a época;
- possibilidade de adquirir directamente a pequenos produtores, fomentando a economia local.
Comentários
Enviar um comentário