Iogurte natural caseiro


No Natal de 2017, recebi a tão desejada YogurtNest, uma iogurteira ecológica que funciona sem recurso a electricidade, e que também pode ser utilizada para outros fins, como levedar massas ou enquanto mala térmica.


Todos temos as nossas motivações e, no nosso caso, decidimos passar a fazer os iogurtes em casa como forma de reduzirmos substancialmente a aquisição de embalagens de plástico, ao mesmo tempo que sabemos exactamente o que estamos a consumir.

É verdade que tenho a Bimby TM5 que também faz de iogurteira mas, na realidade, acabava por não ser a melhor solução. Para além de ficar 8 horas ligada à electricidade, durante este período, ficava impossibilitada de a utilizar. Estando a nossa família cada vez mais preocupada com o ambiente e a sustentabilidade, fez-nos todo o sentido adoptar uma alternativa mais ecológica.

Não há dúvida de que um bom iogurte caseiro tem um sabor completamente diferente dos de compra e arrisco-me a dizer que quem se habitua a eles nunca mais quer outros. Para além de ser mais barato e mais saudável, tem muito mais valor sendo feito por nós.

Actualmente, faço o preparado na Bimby, passo para os copinhos de vidro e deixo a fermentar entre 10 a 12 horas na YogurtNest [já experimentei menos tempo mas não ficavam tão firmes].


IOGURTE NATURAL
[Rende 8 iogurtes]


Ingredientes:
- 1L leite gordo
- 120g iogurte natural
- 50g leite em pó [utilizo da marca NIDO]

Preparação:
1. Coloque no copo todos os ingredientes e aqueça 5 min/ 50º/ vel. 3
2. Distribua por copos de vidro, previamente esterilizados
3. Deixe a fermentar na YogurtNest durante 10 a 12 horas
4. Leve ao frigorífico


NOTAS DA FORMIGA:
- Para esterilizar os frascos, costumo ferver água no jarro eléctrico e coloco nos copos de vidro durante alguns minutos, secando bem antes de distribuir o preparado.

Comentários

Mensagens populares