Girls Stuff - OrganiCup ou copo menstrual

Alerta: o tema de hoje é exclusivamente para senhoras!


Na semana passada assisti a mais uma sessão das Quintas da Maria, na Maria Granel, desta vez para a apresentação do OrganiCup, um copo menstrual que é, actualmente, uma das melhores alternativas aos tradicionais absorventes e que promete revolucionar a vida menstrual das mulheres.

Este copo apresenta quatro grandes vantagens relativamente aos métodos tradicionais:

Saudável - O seu material é apenas um: 100% silicone de aplicações médicas, antibacteriano e de origem natural, sem parabenos, sem ftalatos, sem perfume e hipoalergénico. Este sistema é muito seguro pois, ao contrário dos pensos higiénicos e dos tampões, produzidos com materiais plásticos e sintéticos, o OrganiCup não liberta substâncias tóxicas ao nosso organismo. Livre de químicos ou de BPA, este copo previne ainda infecções ou irritações uma vez que o seu material impede a proliferação de bactérias.

Económico - Se for bem tratado, o OrganiCup terá uma durabilidade aproximada de 10 anos. Custa 24€ mas durante uma década estamos dispensadas das despesas mensais com este assunto. Bom, não?

Prático - Acabaram-se os dramas de aparecer a menstruação sem estarmos devidamente prevenidas! Confortável e de fácil aplicação, o OrganiCup está sempre pronto a ser utilizado. Este copo pode ser lavado apenas a cada 12 horas (dependendo do fluxo de cada mulher), e é indicado para todas as horas do dia e da noite, incluindo idas piscina e à praia, ou prática de desporto. No final de cada menstruação deverá ser esterilizado, em água a ferver, sendo este o único cuidado especial a ter.

Ecológico - Como referi anteriormente, quase todos os absorventes disponíveis no mercado têm, na sua composição, materiais plásticos e sintéticos, pelo que, à excepção dos absorventes feitos à base de algodão biológico, é muito raro encontrar alternativas que não sejam prejudiciais para o ambiente. Arrisco dizer que mais ecológico do que o copo menstrual é praticamente impossível!


Se é verdade que os copos menstruais já não são novidade (algumas marcas já se encontram à venda no nosso país há alguns anos), também sou da opinião que faltava uma alternativa mais próxima das consumidoras, que oferecesse toda a certificação e segurança. E esse copo é precisamente o OrganiCup, produzido na Dinamarca e com todas as garantias de qualidade que um produto de higiene íntima deve ter.


O OrganiCup está disponível em dois tamanhos, tem o valor de 24€ e pode ser adquirido (entre outros locais) na Maria Granel.


A Elizabete Gomes, embaixadora da marca em Portugal, surpreendeu-me pela sua capacidade de apresentar de uma forma tão clara e tão simples, um produto que pode suscitar tantas dúvidas. A verdade é que é impossível sair de uma sessão de esclarecimento como esta com qualquer tipo de insegurança relativamente à viabilidade deste sistema. Estes eventos, organizados pela Maria Granel, são um verdadeiro serviço público! Se nunca foram a nenhum, pensem nisso... A entrada é gratuita.

De facto, faz muita falta esta proximidade das marcas com os consumidores. Acredito que, no caso específico deste produto, haverá uma grande barreira entre a prateleira do supermercado e a decisão de arriscar no desconhecido. Provavelmente, muitas mulheres nunca se atreveram a experimentar por falta de informação. O google, o youtube e as redes sociais, nem sempre são suficientes para esclarecer as nossas dúvidas e, mais importante ainda, para transmitir confiança sobre um produto totalmente novo. A Elizabete está sempre disponível através da página da OrganiCup Portugal para responder às vossas perguntas.

Comentários

Mensagens populares