Óleo de coco - como escolher e para que serve?


Não sou pessoa dada a histerias colectivas nem a recomendações de produtos que não conheço, contudo, o ingrediente ao qual dedico este post ganhou um lugar de destaque no meu dia-a-dia, especialmente nos meses de verão.
O óleo de coco é um dos produtos mais úteis em qualquer casa, no entanto, só nos últimos anos é que este ingrediente ganhou maior visibilidade entre o público em geral. Até então, já era muito apreciado nos circuitos da medicina alternativa mas conquistou a preferência de muitos outros consumidores devido aos seus múltiplos e comprovados benefícios.
Destaca-se pela sua versatilidade e pelas inúmeras aplicações, tanto na culinária como na cosmética: tem propriedades hidratantes, nutritivas, anti-bacterianas, anti-fúngicas, cicatrizantes, regenerantes... É ainda um ingrediente apropriado para vários tipos de regimes alimentares, como é o caso dos veganos e da dieta paleo.
Para quem não está familiarizado com o óleo de coco, aqui fica um post com algumas informações importantes.


Como escolher?

Um bom óleo de coco deve obedecer às seguintes características:

• Virgem ou Extra virgem - não processado
• Biológico - produção isenta de químicos
• Prensado a frio - neste processo não é preciso ferver a matéria-prima para retirar o óleo dos cocos

A prensagem a frio é o único método de extração que garante um óleo 100% puro e natural. É uma forma simples de se conseguir o óleo de sementes e nozes, já que consiste unicamente na prensagem da matéria-prima [neste caso, a polpa do coco]. É também um método de extracção lenta e com elevados custos de produção, já que são necessários, em média, cinco quilos de matéria-prima para produzir apenas um litro de óleo, o que se reflecte no seu preço de venda ao público.
Nos casos em que a matéria-prima é fervida para retirar o óleo do coco, as vitaminas e nutrientes acabam por ser destruídos no processo devido à elevada temperatura. Por outro lado, o sabor a coco também desaparece.


Aplicações culinárias:

- Substituto de outras gorduras, como é o caso do azeite ou da manteiga
- Untar utensílios de cozinha, como frigideiras ou formas para bolos
- Saltear legumes no wok
- Adicionar uma colher ao café da manhã
- Hidratar as tábuas de madeira o que, ao mesmo tempo, pela sua acção anti-bacteriana, desinfecta as superfícies.


Aplicações cosméticas e outras:

- Hidratante cabelo - aplicar o produto no comprimento do cabelo e deixar actuar 30 minutos. Em seguida, lavar normalmente.
- Como sérum para as pontas
- Hidratar as unhas e as cutículas
- Aplicado nos lábios é um excelente bálsamo labial
- Aplicar no rosto à noite
- Remoção de maquilhagem
- Bochechar com óleo de coco substitui a utilização do elixir
- Hidratação do rosto e corpo
- No verão - aplicar posteriormente à exposição solar
- Cicatrizar tatuagens
- Secar borbulhas


Onde comprar?


[utilizem o cupão OLDSCHOOL para conseguirem 10% desconto em todo o site]


Para além da loja online da Prozis, também é possível encontrar na Maria Granel em Alvalade, na área de produtos saudáveis de algumas grandes superfícies e, claro, nos supermercados biológicos. Deixo alguns exemplos na zona de Lisboa: Miosótis, Puro Bio, Biomercado, Go Natural (antigo Brio) e Amor Bio.

Comentários

Mensagens populares