E o melhor local para levedar massas é......


... uma boleira!
[ou uma caixa para transportar bolos]


Surpreendidos com a revelação? Confesso que eu também fiquei!
Como tive oportunidade de referir em posts anteriores, a minha demanda pelas massas perfeitas já dura há uns anos e, entre tentativas e erros, lá surgem aqueles momentos de "inspiração divina" que nos mostram as soluções mais simples para os problemas mais comuns.

Apesar de ter sido uma descoberta surpreendente - mais ainda por se tratar de um "mono" que eu tinha na cozinha e que usava duas vezes por ano - a sua eficácia faz todo o sentido, e foi justamente por uma questão de lógica que me lembrei desta possibilidade. A boleira bem fechada funciona como uma espécie de estufa que mantém a humidade da massa ao mesmo tempo que não deixa entrar ar; ou seja, este acessório reúne todas as condições para uma massa levedar bem.

Quem faz massas em casa, sabe que a sua levedação é um aspecto importantíssimo que determina o sucesso ou o fracasso do resultado, seja de um pão ou de uma pizza. Até à data em que fiz esta descoberta, a forma como eu levedava massas era colocá-las dentro do forno desligado tapadas com película aderente. O problema é que quando a massa crescia, muitas vezes colava à película, facto que eu contrariava colocando copos altos no tabuleiro do forno [para fazer altura] antes de o envolver em película. Tudo isto acabava por tornar o processo pouco prático... Envolvia mais loiça suja, sem contar que o forno ficava ocupado, impossibilitando a sua utilização durante este período.

A boleira que utilizo para levedar massas é de plástico e de um tamanho grande - tem cerca de 20cm de altura; se tiverem uma muito baixa, é provável que não seja tão eficaz. Muito importante: não se esqueçam que as massas demoram mais tempo a levedar no Inverno. De qualquer forma, façam a experiência em casa e depois digam como correu!

Comentários

  1. Olá!! Eu costumo pré—aquecer o forno a 50 graus e depois desligo e coloco a massa a levadar, se estiver dentro de uma taça coloco um pano húmido a tapar. Costuma resultar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! Dessa forma até consegue levedar a massa mais rápido, o problema é que ela irá ficar mais seca.

      Eliminar
  2. onde comprou esta boleira? e quanto custam, sabe por acasao? obgda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Esta boleira foi-me oferecida mas vou tentar descobrir de onde veio :)

      Eliminar
  3. pode responder para chat por exo isabel abreu

    ResponderEliminar
  4. Uau! Vou experimentar também :)
    Bjs
    Susete

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares